Crepúsculo

Wednesday, January 7

Nome em Inglês: Twilight.
Nome em Português: Crepúsculo.
Autora: Stephenie Meyer.
Ano da publicação original: 2005
Traduzido para o Português e lançado no Brasil: 2008
Número de páginas: 498 (inglês), 390 (português).
O livro é temporizado em 2005, e é o primeiro da franquia “Twilight”.

Sinopse:
Isabella Swan é uma garota de 17 anos que se muda da cidade de Phoenix, no Arizona,para a pequena e chuvosa cidade de Forks (Washington), para morar com seu pai,já que sua mãe casou novamente.
Mesmo não tendo muitos amigos em Phoenix, Bella chama muita atenção em sua nova escola em Forks, logo despertando a simpatia de muitos dos alunos.
Quando Bella se senta ao lado de Edward Cullen durante a aula de biologia em seu primeiro diade escola, ele parece repudiá-la. Até mesmo tenta mudar o horário de suas aulas para evitarencontrá-la, deixando-a completamente confusa sobre essa atitude.
Bella acaba se envolvendo com Jacob Black, da tribo Quileute, que conta para ela lendas locais. ao ouvir as histórias, com uma delas pode concluir de que Edward e toda a sua família são vampiros.
Mesmo se sentindo estranhamente atraida pela beleza de Edward, ela não conseguia imaginar que ele tinha sede se sangue humano. o que a alivia é saber que os Cullen são vampiros reformados, ou seja, não bebem sangue humano.
Bella é um íma para desastres e Edward a salva de dois desses. Com o tempo vão se aproximando, no auge de sua relação, quando os dois estão perdidamente apaixonados um pelo outro, um vampiro rastreador chega a cidade e decide caçar Bella. Assim se inicia uma corrida para salvar a vida de Bella e sua família.
Crepúsculo é o livro de estréia da série que vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo. Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times. Livro do ano da Publishers Weekly. Melhor livro da década segundo a Amazon.com.
PREFÁCIO


Eu nunca pensei muito sobre como eu iria morrer - achei que eu tinha motivos suficientes nos últimos meses - mas mesmo que eu não tivesse, eu não iria imaginar assim.
Eu encarei sem respirar através do longo aposento, dentro dos olhos escuros do caçador, e ele olhou agradavelmente de volta pra mim.
Com certeza essa foi uma boa forma de morrer, no lugar de outra pessoa, outra pessoa que eu amava. Nobre, até. Que deve ser levado em conta pra alguma coisa.
Eu sabia que se eu nunca fosse para Forks, eu não estaria encarando a morte agora. Mas, aterrorizada como eu estava, eu não podia me fazer lamentar a decisão.


Para  falar a verdade, eu ouvi falar deste livro no auge da febre do filme. Estava comprando umas roupas na Renner antes de viajar e escuto gritos enlouquecidos na porta do cinema do shopping, qual não foi minha surpresa saber que os gritos das adolescentes não eram pela aparição de algum ator global e sim porque o filme "Crepúsculo" estava estreando.
Não me inteessei muito, até que recebi o livro de presente de um grande amigo. Comecei a ler na minha viagem de volta Curitiba-Recife.
O que achei? Não escondo que leio sim livros adolescentes e/ou sobre vampiros, já devorei alguns da Anne rice, li todos da série "Harry Potter" e por aí vai. Crepúsculo é adolescente por natureza. Drama básico "menina tem amor impossível por vampiro charmosão". Não estou dizendo que não gostei, mas acho que pelo frenesi causado por ele, eu esperava mais. Ele não foge dos clichês, não prende tanto assim (falem o que quiser, mas Harry Potter me prendeu), o final é bem previsível (mocinho sempre salvando mocinha).
É razoável. Vou baixar o segundo livro (Lua Nova) pela internet, mais por curiosidade (afinal de contas a estória não acabou) que por qualquer coisa.

Se alguém tiver curioso pra ler, tá aqui o link:
http://www.4shared.com/file/61065237/3fb197da/Stephenie_Meyer_-_Crepsculo.html?s=1