Fetiche!

Monday, September 29

No quesito desinibição para falar sobre sexo, os homens são especialistas. Pensando nisso, Uma...preparou uma lista com tudo o que pôde imaginar que fosse relacionado a fetiche. Com uma pesquisa pronta nas mãos, fomos às ruas para investigar que peças do vestuário feminino os estimulam, que parte do corpo da mulher eles preferem, que situações fetichistas gostariam de experimentar (ou já experimentaram) e quais são suas fantasias mais íntimas. Aproveitamos alguns dos melhores comentários e adicionamos novas situações, sugeridas por eles. Descubra, a seguir, as respostas mais comuns e fique bem próxima desse (não) tão misterioso universo masculino.

As múltiplas faces do fetiche
Quando pensamos na palavra, nos vêm à mente as performances com roupas de couro, paramentadas de correntes e botas longas. Tudo isso incorporado às mais diversas situações de sadomasoquismo. Mas a palavra tem muitos outros significados. No início, o termo era utilizado para se referir a objetos empregados em cultos religiosos, como os ídolos (de madeira ou barro) adorados por tribos africanas. Na política, foi aplicado por Karl Marx, que o categorizava como um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Na psicanálise, fetiche consiste em atribuir valores a objetos, algo que lembra alguma situação ou alguém. Mas foi no erotismo que a palavra ganhou sua principal função, quando a idéia foi usada, em 1887, no ensaio Le fetichisme dans l ’amour (O fetichismo do amor), de Alfred Binet. Se avaliar todas as situações, o significado de fetiche, seja ele aplicado ao sexo ou não, é basicamente o mesmo: adorar e desejar alguma coisa para satisfazer um desejo. Ou, se preferir, “objeto inanimado ou parte do corpo considerada como possuidora de qualidades mágicas ou eróticas”, segundo o dicionário Houaiss. O fetiche, portanto, pode ser descrito como uma espécie de obsessão por algum acessório, situação estimulante ou parte do corpo. Entrar em contato com tais fixações dão origem a um intenso prazer, muito saudável a quem o pratica. Só se torna prejudicial em casos de exagero e dependência. “Algumas pessoas só chegam ao orgasmo se recorrerem a determinadas situações. Nesse caso, pode ser considerado uma patologia”, explica Flávio Braga, co-autor do Livro de ouro do sexo (Ediouro). É comum que o termo seja confundido com o significado de fantasia. Mas há diferença entre eles. Enquanto o fetiche é palpável, a fantasia é uma idéia de situação que não precisa necessariamente ser realizada. Mas um não deixa de fazer parte do universo do outro. O que importa é que fetiche é bonito e deve ser estimulado, sim, sem qualquer pudor para a imaginação.

Peças íntimas

O vestuário feminino é responsável por despertar os desejos secretos masculinos:


30,3%
Lingerie. “Ela valoriza o corpo feminino. É mais sexy olhar uma mulher de lingerie do que nua. É o quase lá, a última barreira a ser ultrapassada”

22,7%
Fantasias. “Poder fantasiar que sua parceira é uma outra pessoa é uma delícia. Em um dia ela pode ser uma e, em outro, alguém totalmente diferente. É inspirador!”

8,1%
Caracterização de prostituta. “Inspira sexo sem limites, mas não adianta apenas se vestir, a mulher tem que incorporar"

15,2%
Salto alto. “O que mais desperta o tesão é aquele sapato tipo pornstar mesmo. Valem botas também”

10%
Meia arrastão.“Remete às mulheres do cabaré da Belle Époque e ainda deixa o bumbum bonito””

Hipertexto - informação extra
Os espartilhos criados por Jean Paul Gaultier para Madonna e as imagens do fotógrafo Helmut Newton, carregadas de erotismo, são reflexos do fetiche na moda e na fotografia.



Situações Fetichistas

27,2% Dominar a transa
15,1% Espalhar óleos pelo corpo
13,6% Dar uns tapas
12,1% Utilizar bebidas e alimentos no sexo
10,6% Performance com vendas
7,5% Utilizar velas
2,5% Apanhar e ser dominado

Outras citadas:
- Striptease.
- Chamar a mulher por outro nome.
- Dizer e ouvir frases picantes.
- A urgência - aquela transa rápida na escada de incêndio.



PARTES DO CORPO PREFERIDAS

1- bumbum - 19,6%
“É a representação da sexualidade da mulher e constrói seu desenho”.
2- seios - 18,1%
“Pela variedade. Não importa tamanho, consistência. É bonito sempre!”
3- boca - 13%
“É a parte mais sensual da mulher. Tocar a boca e imaginar o que ela pode fazer me leva a ter muitas fantasias.”
4- pescoço – 10,6%
“Sugere uma espécie de domínio. É onde tudo começa a esquentar.”
5- pés - 9%
“Que homem não gosta de um pé bonitinho de mulher? É delicado e representa bem a feminilidade.”
6- olhos - 7,5 %
“Dizem que tudo começa com o olhar. Se os olhos são profundos e sinceros, eu fico caidinho”.



DESEJO EM 35 mm

É difícil selecionar as 3 melhores cenas de fetiche do cinema. Mas, aqui vão 2 clássicas e 1 mais atual.

GILDA (1946): que homem não se encantou com Rita Hayworth nesse clássico noir dos anos 40? A cena em que ela faz um striptease, tirando apenas as luvas, permanece no imaginário.

A SECRETÁRIA (2002): muitas cenas fetichistas entre o chefe e sua secretária (Maggie Gyllenhaal), que sofre de transtorno obsessivo compulsivo e adora ter relações de dor com o patrão.

PECADOS ÍNTIMOS (2006): em uma das cenas, Richard Pierce (Gregg Edelman) é surpreendido pela esposa (Kate Winslet) ao se masturbar cheirando a calcinha de uma amante virtual.

O que eles nunca fariam
A grande maioria não aceitaria uma transa que envolvesse outro homem ou em que a mulher propusesse tocar sua “zona proibida”, fazer o famoso “fio-terra”. Práticas sadomasoquistas muito pesadas e bizarrices (como fazer xixi um no outro, por exemplo) foram citadas como não-realizáveis.

Confissões de um fetichista
O cartunista e escritor Henrique Souza Filho, o Henfil, era pedólatra declarado e não tinha o menor pudor em assumir sua tara publicamente.

ORAÇÃO AO PÉ FEMININO

Vem com pés de lã passear pelo meu peito. Vem de manso ou de repente, pé de anjo, vem de qualquer jeito. Domar o meu espanto de ser subjugado sob os pilotis das coxas do objeto amado. Vem com uma pulseira de cobre nos artelhos, exorcizar os mil demônios que se enroscam entre os meus pentelhos. Vem ser lambido, lambuzado, entre os dedos, vem girar os calcanhares no meu rosto, torturador sádico querendo extorquir segredos.
Vem me submeter a tua tirania sem idade, vem violentar e ser violentado, cair de pé, em pé de igualdade. Vem com teu exército de dedos sobre mim perplexo. Vem pedestal. Vem sereníssimo esmagar a cabeça de serpente do meu sexo.

Comunidade - troque experiências
Visite a festa Projeto Luxúria, criada e mantida pelo estilista Heitor Werneck, em São Paulo.
www.projetoluxuria.com.br

Vem, mas com fantasia
Quer saber o que impera no imaginário masculino quando o assunto é criar situações diferentes, ousadas e até arriscadas? Confira:

Quebrando tabus
Nem sempre existe abertura no relacionamento para que fantasias e fetiches sejam propostos e
realizados. Para tirar as travas, algumas questões devem ser analisadas...


• O desejo é despertado pelos sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão. Tudo isso é estimulado em situações de fetiche.
• Para que exista quebra de limites, uma sugestão é chamar o namorado para “falar de sexo ”, que já é uma espécie de fetiche. Cada um pode apresentar ao outro o que gosta (ou não) na relação e sugerir o que desejaria fazer..
• A relação duradoura se mantém sempre interessante quando um pode ser surpreendido pelo outro..
• Mas é importante lembrar que, se o casal não está acostumado a criar momentos fantasiosos, é melhor combinar antes. Às vezes, o homem não está preparado..
• Criar situações demonstra que o desejo de um pelo outro continua grande. Isso aumenta a auto-estima e, conseqüentemente, o tesão..
• Para que tudo dê certo, ambos precisam estar à vontade. Nada de aceitar qualquer coisa só porque o outro quer. Converse, deixe sempre claro o que sente.



Revista UMA

http://revistauma.uol.com.br/InvasaoDePrivacidade.asp

(eu achei bem legal... )