Sexo e Prazer

Monday, October 6
POR JULIANA MOTTER

A química do desejo
Os hormônios têm um papel decisivo na libido. Veja como eles atuam em você e nele:

Estrógeno Mais importante para mulheres, embora esteja presente também no organismo masculino. Produzido pelos ovários, é essencial para a lubrificação do clitóris.
Testosterona Homens têm muito mais testosterona que as mulheres, mas ele é o maior condutor da libido para ambos os sexos – entretanto, especialmente nas mulheres, altos níveis desse hormônio não elevam necessariamente o apetite sexual.
Cortisol Produzido em situações de estresse, ele enfraquece o sistema imunológico, deixando a pessoa mais suscetível a doenças, além de diminuir o desejo por sexo.
Prolactina Responsável pela produção de leite nas mulheres, a prolactina tende a reduzir os níveis de estrógeno e testosterona, causando ressecamento vaginal. Ele pode agir tanto em gestantes quanto em futuros pais, diminuindo o impulso sexual.
Dopamina No começo de um romance o cérebro é inundado por esse químico, fundamental para o desejo e a excitação. As diferenças no nível de dopamina entre os sexos pode ser uma das razões pelas quais o impulso sexual no homem tende a ser mais intenso.

MOTEL DESCOLADO
Nada de cascatas gregas, luminárias de néon e outras invencionices corta-desejo. O Acaso, recém-aberto em São Paulo, é (ufa!) clean. Sim, há suítes temáticas, mas são todas de bom gosto, como a Acaso (foto), decorada com clássicos do design. Almoço executivo? Não. O cardápio, sofisticado, é assinado pelo chef Tony Farah, ex-Sheraton (RJ).

PRAZER ANTIGO
Engana-se quem pensa que o vibrador é um acessório destes tempos. Os modelos elétricos surgiram em 1880 e (pasme!) eram anunciados em comportadas revistas de costura como “instrumentos de apoio à saúde sexual”. Ele surgiu como uma alternativa caseira às trabalhosas “massagens genitais” feitas por médicos e parteiras em mulheres que sofriam de histeria.