O peso da responsabilidade.

Tuesday, October 7

Geralmente o ser humano costuma colocar a culpa de seus fracassos e vitórias em outrem... Um relacioanamento acaba porque o outro não se esforçou, um emprego é perdido por culpa do chefe, o dinheiro não vem por culpa da economia... A verdade é que temos que perceber que somos os senhores do nosso destino. As coisas acontecem em nossas vidas, de bom e de ruim, e só nós somos responsáveis por estes acontecimentos.

O problema é que é preciso ser muito corajoso para admitir isso. Costuma ser mais fácil colocar a culpa no universo por tudo de desagradável que ocorre, e assumir que a verdade é que o universo está sempre a colaborar que as coisas dêem certo, somos nós que muitas vezes não nos esforçamos o suficiente, ou simplesmente não queremos que aquilo aconteça, mas somos muito fracos para admitir.

O mundo está cheio de estórias de superação... ficamos encantados por elas, como uma pessoa com um problema físico ou psicológico forte pode conseguir feitos incríveis? Pela vontade. ela nos leva aonde quer que queiramos, só nos resta enxergar que tudo requer esforço. Uma vitória não vem fácil. Mas é bem mais fácil se enganar, convencendo-se que é impossível conseguir alguma coisa, já que o caminho a maioria das vezes não é prazeroso...

Então nos escondemos sob o manto do conformismo e a vida segue passando... As frustrações se acumulam, a sensação de impotência toma conta... Vivendo uma existência regada de arrependimentos e de "e se"... Se eu tivesse tentado, ido, estudado, viajado, me esforçado...

Dói admitir isso... Ver o quanto que somos responsáveis pelos nossos fracassos. Que minha vida hoje é o que é, de bom e de ruim por minha própria "culpa". Pior ainda é saber que mesmo a consciência de minha responsabilidade não vai evitar que eu seja fraca e que escorregue.

Então, ao invés de perder tempo colocando a culpa no mundo, que tal arregaçar as mangas e tentar fazer acontecer para sua prória vida?


Pelo menos é o que tentarei.


=*