É namoro ou amizade?

Tuesday, September 23
"Love is friendship on fire."
Is it?
O que vale mais a pena, um bom amigo ou a tentativa de um namorado?


Hoje eu estava na escola e uma ex-professora veio nos visitar. Teoricamente ela teria que estar no Rio, com o namorado, razão pela qual ela pediu demissão. Sentamos e começamos a conversar...


A estória dela é até parecida com muitas outras, relacionamento à distância, ela aqui, ele lá. Começaram como namorados, depois grandes amigos e esta era sua 2a chance de tentar um relacionamento homem-mulher. A verdade é que sempre me parecia é que eles eram estes "grandes amigos" o tempo todo, se divertindo, curtindo um ao outro, mesmo na distância que os separava. Mas a estória não teve um final muito feliz... Ela protelou muito para ir, ele não deixou clara sua impaciência pela sua demora e acabou arranjando outra. Taí, um relacionamento de anos, uma amizade muito bonita estragada por um término de namoro. Ele poderia ter feito isso com qualquer uma, mas não com ela, que ele tinha uma estória de carinho e amor que perdurava por muito tempo.


Resumo da ópera: dois amigos separados pela mágoa. Ela não vai mais pro Rio, não liga, ele também não.


Fiquei a pensar... Sempre dei mais valor aos meus amigos que a meus namorados. Minha máxima é: "namoros vão, amigos ficam". Até que ponto é saudável deixar que um amor sincero 'evolua' para um namoro, para que no final tudo se perca? Pois sempre um sai amagoado. É uma olhada na hora errada, uma mentira mal-contada, um mal-entendimento, um mal... Mal para os dois, que acabam sem nada, com as tristezas e frustrações de um relacionamento a pairar para sempre, corrompendo um sentimento que sempre foi de confiança e amor, no mais puro sentido da palavra.


Sweetie (meu pseudo-namo, vou chamá-lo assim de agora em diante) diz que sempre podemos escolher, mesmo no que diz respeito a sentimento. Sempre questionei, replicando que sentimento não se controla, se vive. Não sei quem está certo, não sei se existe essa consciência quando se ama. Eu sempre fui muito 'paixão', muito 'entrega'... Agora sei que minhas escolhas podem me levar a caminhos não desejados, como desta minha amiga, por exemplo.


O que será que vale mais? Você se conformar com o companheiro do seu lado como um amigo sincero, ou simplesmente arriscar tudo, podendo perder amigo E namorado? Podemos freiar um sentimento que nasce sem nosso consentimento a fim de preservar uma amizade que pode durar para sempre?




Não sei mesmo a resposta.
=*